sábado, 30 de junho de 2012

Rotina na Educação Infantil pode ser diferente???

Sabemos o quanto a rotina nas séries iniciais e principalmente na Educação Infantil é importante. Mas rotina não significa fazer as mesmas coisas da mesma forma todos os dias... Temos que criar hábitos que sejam comuns a vida das crianças todos os dias, mas não necessariamente essas atividades devem ser feitas nos mesmos lugares e locais.
Ontem por exemplo o espaço da sala de aula era pouco para mim. A sexta feira estava linda, com um céu azul e pedindo que a contemplássemos. E foi o que fiz... Chamei a turma da Professora Barbara antes mesmo que ela tivesse conhecimento do que faríamos. Entrei na sala e pedi que formassem. Ela só me olhou e perguntou: Onde nós vamos??? rs. Parceria é uma coisa engraçada! Eu respondi: O dia está lindo! Vamos fazer a rotina no pátio! Vou descendo com eles... Ela estava as voltas com a entrega dos livros emprestados ontem e eu fui agilizando.
Lá embaixo, sentados em roda, iniciamos a rotina com o nosso bom dia! Depois vieram a Janelinha do Tempo, o Calendário (dia da semana, dia do mês, mês e ano) e a Chamadinha, onde os alunos falaram seus nomes completos e dois voluntários realizaram a contagem de meninos, meninas e geral.
Foi muito bom nos apropriar daquele espaço que é tão nosso... Já o utilizamos para várias atividades, mas para rotina foi a primeira vez esse ano. Quem não gostou muito de todo aquele espaço aberto foi a minha voz....Rsrsrsrsrs.



Como faz parte da rotina, a contação da história também foi feita no pátio. A história escolhida visava um desdobramento posterior que foi concluído ali mesmo. Beleléu e os Números serviu de base para a diagnose feita com giz e muito chão... Mas essa é uma outra postagem. Até lá!






Nenhum comentário:

Postar um comentário