domingo, 1 de julho de 2012

Diagnosticar Brincando ou Brincando de diagnosticar???

Diagnosticar faz parte do trabalho do professor. Afinal, como saber a quantas anda o aprendizado da criançada??? Mas essa tarefa pode ser feita de forma lúdica e prazerosa, como deve ser tudo na Educação Infantil.
Dando continuidade à exploração dos espaços escolares, as turmas do EI 10 (minha) e 12 (Professora Bárbara) realizaram a testagem no pátio da escola. Partimos da história Beleléu e os números. Como toda história, cada um deles tem um nome. Pedimos então que o escrevessem da forma que quisessem.








Depois passamos à testagem dos numerais usando a história como base. Não pedimos que eles escrevessem apenas os números ditados, mas contextualizamos a escrita com referência no livro. Desafiei-os a lembrar das informações contidas na história. Por exemplo: "O que o Beleléu escondeu no saco de farinha?" ou "Quantas cuecas tinham escondidas embaixo da cama?". Partindo das respostas, pedimos que se fizesse a escrita. Assim circulamos entre as crianças para registrar a escrita numérica de cada um. Com isso, trabalhamos também com a memória e atenção.










  

Nenhum comentário:

Postar um comentário