Bem, acreditando ou não nessa possibilidade as crianças ficaram ansiosas e muito curiosas com essa possibilidade.
Para ser ainda mais interessante, a receita foi feita pelos monitores Kailaine, Thailaine, Raphael, Nicolas, Daniel, Guderson e Lucas da turma 1303 da Professora Gwendolyn. Resultante de parcerias que dão certo la na escola. Eles aprenderam a fazer massinha estudando o conteúdo Transformações da Sangari, no projeto Cientistas do Amanhã.
Mais uma vez juntamos as turmas do EI 10 (meu) e 12 (Professora Barbara) para realizar outra atividade. Separamos os ingredientes e questionamos as crianças se eles imaginavam o que usaríamos na receita. Alguns muito perspicazes já tinham visto o nosso manuseio e responderam alguns ingredientes corretamente - confundindo sal com açúcar. Explicamos novamente o que vem a ser uma receita e qual é seu objetivo. Daí separamos os alunos em grupos "comandados" por um monitor que realizou a mistura dos ingredientes. Eles adoraram ver as mudanças de textura da receita. Mas e a cor??? Seriam só massinhas brancas??? Nesse momento veio a parte mais alegre e fantástica para os pequenos: a mistura dos corantes e o surgimento das cores. Eles puderam ainda por em prática os conhecimentos que já adquiriram como a mistura de cores primárias para conseguir cores secundárias. Foi uma farra ver que estava dando certo!
Depois de ver a massinha ficar pronta, voltamos a atenção para o blocão. Lá registramos a receita da massinha, começando pelos ingredientes ditados por eles. A escrita das quantidades ficou por conta deles também, que iam completando essa parte da receita. Posteriormente, construímos a parte de modo de fazer de acordo com as lembranças que eles tinham do processo do qual participaram. Após todo o registro, cada criança levou para casa uma bolinha de massinha para brincar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário